Literatura Sem Tratamento Estético

O Eurocentrísmo e as histórias sempre contatas por uma elite bem arquitetada que manipulou, e ainda manipula, uma civilização inteira em prol do seu ponto de vista faz com que toda a produção oriunda dos guetos e periferias sejam ignorados e, quando ousam aparecer, tenham sua qualidade questionada: Pouco rebuscada, vazia, não diz nada!

Todas as manifestações populares são rotuladas como vulgares e pouco agregadoras sem, sequer, preocupar-se com o verdadeiro objetivo e origem da mesma. Será que o samba nasceu para cair nas graças do grande comércio que se tornou o carnaval? Será que o próprio carnaval tinha o objetivo de enriquecer uma burguesia que concentra a riqueza e nenhum comprometimento tem com o “povo”? A praça ainda é do povo, como disse o Poeta? Assim também se deu a folclorização da capoeira, do candomblé, do carimbó e tantos outros movimentos que foram rechaçados e ridicularizados, a priori, até cair nas graças midiáticas, por razões meramente mercantilistas.

A literatura gerada no cerne das favelas não tem tratamento estético e não se preocupa em soar bem aos ouvidos dos intelectuais ortodoxos, desconhece, por muitas vezes, as regras gramaticais e pouco liga para a métrica das rimas. Contudo, não há maneira mais verdadeira de se manifestar, pois o grito é organizado e carregado de sentimento. Em momentos de privação é que surgem as mais criativas alternativas de entretenimento e sobrevivência.

Nessa lógica volto meus ouvidos com mais cautela ao que está marginalizado e rotulado como impróprio para o consumo, com a seguinte reflexão: Será mesmo?

 

Anúncios

Sobre Cauane Maia

Feminista negra Interseccional, soteropaulistana, percussionista das Cores de Aidê, integrante do Coletivo Negro 4P: Poder Para o Povo Preto, candomblecista, mestranda em antropologia social, bacharel em administração, graduanda em economia.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s