Negro cor de sangue

Não se faz necessário o resgate histórico do derramamento de sangue negro ao longo do tempo, pois é preferível fazer as constatações dos dias atuais para reflexão daqueles que ignoram, por comodidade, ingenuidade ou miopia, e para os que evidenciam tais fatos, mas são silenciados pelas mãos do mito da democracia racial, que nada mais é que uma alegoria que travesti a sociedade racista brasileira.

A população negra sofre genocídio cotidiano seja por armas de fogo, armas brancas, armas verbais, armas midiáticas, armas de extermínio de cultura em massa, armas de intolerância religiosa, entre tantas outras. O extermínio físico e psicológico reforçado e multiplicado a cada dia e, pior ainda, negligenciado por todos só ratifica a minimização da vida negra.

Nas redes sociais são incontáveis os casos de violência contra a negritude brasileira, mas não é um local exclusivo, basta verificar as estatísticas do país e acompanhar pelos canais de mídia o que ocorre atualmente em cada esquina. A rede social tornou-se um  catalisador do ódio racial onde muitos aproveitam a possibilidade de anonimato (ou não) para expor cruelmente seu racismo e intolerância, desmistificando a democracia racial e explicitando as entranhas putrefatas da sociedade racializada  em que vivemos.

E você acha que não enxergamos isso? Pensa que não entendemos as “piadas”? Acredita que não há racismo ou má intenção em termos pejorativamente racistas? Crê na falácia democracia racial?

Anúncios

Sobre Cauane Maia

Feminista negra Interseccional, soteropaulistana, percussionista das Cores de Aidê, integrante do Coletivo Negro 4P: Poder Para o Povo Preto, candomblecista, mestranda em antropologia social, bacharel em administração, graduanda em economia.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s